20 abril 2005

Dramas de cozinha

Correndo o risco de ter a minha ideia surrupiada e transformada em minisserie da Globo com a Deborah Secco fazendo o papel principal, repito que as coisas que acontecem nos cafes e restaurantes onde trabalhamos aqui dariam um livro...
Jah aconteceu de tudo nas cozinhas da galera, mas o meu novo emprego detem o recorde do drama... Eu nao sei se sou eu que dou azar, se nunca serei funcionaria modelo em nenhuma profissao ou todo chefe eh um peh no saco, mas posso garantir que a dona do cafe aonde eu trabalho agora eh "ours concurs" no festival do patrao babaca.
O staff inteiro tem panico da figura e todo o santo dia alguem leva uma porrada. Uma vez alguem troca um pedido, outra acaba um molho ou, de vez em quando, um pobre coitado derruba um talher no chao. E sempre eh o fim do mundo. Nao interessa se a garconete estah trabalhando doze horas diarias nas ultimas duas semanas, se todo cliente do restaurante resolveu pedir o penne carbonara ou se a washin-up estava carregando 32 xicaras em uma mao e duas frigideiras com oleo na outra. Nao tem perdao, voce eh um errado e vai tomar uma mijada na frente de quem for, de um jeito que vai fazer voce se sentir a ultima das criaturas, arrependido de ter nascido e pedido emprego ali.
Hoje a supervisora saiu bufando, depois de ter tomado uma dura porque recebeu uma cantada de um cliente. Nao fez diferenca nenhuma nao ter sido culpa dela ou o fato do carinha so ter comecado a frequentar o cafe por que jah estava interessado. Nao pode, e se ela sair com ele vai ser demitida... Isso tudo dito em alto e bom som, no caixa mesmo, pra ela e todo mundo tomar conhecimento da politica do local.
O que a megera nao contava eh que a supervisora tambem curte o cara, anda meio sensivel ultimamente e resolveu ser dramatica, no estilo "eu me demito entao!". Saih de lah meia hora mais tarde hoje, em funcao de uma forca tarefa dos funcionarios que envolveu uma serie de telefonemas na cozinha, durante o fechamento, pra convence-la a mudar a decisao e vir trabalhar normalmente amanha... Fortes emocoes.
E, apesar de ser recem quarta-feira, essa semana a kitchen porter jah chorou porque esqueceu de colocar um pedido para um fornecedor, o chef viciado em jogo causou uma comocao perdendo todo o salario em uma corrida de cavalo e uma garconete implorou desculpas e foi aceita de volta, depois de ter sido demitida por ter avisado muito em cima da hora que nao viria trabalhar porque estava com uma crise de coluna. Novela das oito perde feio!
Aguardem os proximos capitulos, antes do final emocionante, onde eu avisarei que estou voltando para o Brasil uma semana antes de dar no peh...

Um comentário:

Anônimo disse...

amiga, tu tem q escrever na TPM, eu assino a revista e toda vez q leio penso em ti.
os textos deles são tua cara e tu tem tudo p/ ser "editora convidada" que não são jornalistas e não vivem disso mas colaboram com a revista (sim, eu sei q não é fácil, mas e daí, tenta!!).
elas são desde publicitárias, designer de interiores, florista q mora em paris, arquiteta....
passa lá no site deles e manda um mail, tu não tem nada a perder.
www.revistatpm.com.br
bjs e força na peruca!

Eu já vi tanta coisa e ainda resta tudo pra ser visto. Queria te falar e falo, mas acho que é mais fácil de ser compreendida escrevendo. O tempo passa mais devagar que a velocidade do meu pensamento. Eu parei, mas a minha busca continua indo. Só ainda não sei onde....