02 outubro 2004

Tanta coisa pra contar, tao pouco dinheiro pra gastar com cyber cafés - 02/10/2004

Khalimera!
Sim, estou na Grecia!
Em Santorini, pra ser mais exata, uma das ilhas do arquipelago das Cyclades.
Gostaria de dizer que eh o paraiso mas nao vou mentir pra voces: nao eh tudo isso.
Amanha estou indo pra outra ilha (Paros) e espero poder ter outra opiniao...
Claro que a esta altura tem uns dois ou tres (ou quatro, cinco, seis...) pensando ai que eu sou uma chata mesmo, que sou muito critica e tal e coisa, mas antes que voces comecem com essa (velha) cantilena vou explicar o que eu jah desconfiava e que agora eu tenho (quase) certeza: nossas praias sao praticamente imbativeis!!!
Tirando alguns lugares (que eu nao conheco mas vi fotos e ouvi historias) como a Tailandia, Bali e similares, simplesmente nao existe lugar melhor do que o Brasil pra curtir uma prainha...
E olha que eu nem conheco as praias do Nordeste e estou baseando minha comparacao totalmente em Santa, Rio e Recife...

Alias, digo mais: uma das coisas boas de viajar eh ter saudades de casa e das coisas que soh um brasileiro conhece (Sim, nao ha lugar como nosso lar!!!!)

Inclusive me baixou uma inspiracao agora e acabo de decidir que vou dividir este e-mail em duas partes diferentes pra poder contar tudo que estou afim...
Como um favor pra voces que provavelmente estao lendo esta mensagem entre o cafezinho e a hora do almoco e tem mais duas reunioes e uma conferencia hoje e ainda por cima o chefe estah cobrando aquele trabalho que era pra ontem...
(E eu digo isso nao pra ser malvada e fazer voces pensarem que eu estou aqui de papo pro ar enquanto voces ralam, mas pra voces saberem que tem o meu total apoio moral se decidirem simplesmente se revoltarem contra mim e nao lerem nada agora, porque afinal de contas voces sao pessoas muito assoberbadas e nao tem tempo a perder com uma desocupada que nem eu...)

Parte I: Curtas e grossas
* Ainda estou impressionada como eh permitido cachorros e fumantes em TODOS os lugares na Espanha... Aeroportos, shoppings, restaurantes, barcos, onibus, qualquer hora e lugar sao apropriados para um cigarrinho ou um cusco. Eu estava esperando encontrar um cachorro fumante a qualquer momento!
* Eh muito engracado reparar na roupa das pessoas (sim, voces nao imaginavam que eu ia deixar de fazer isso por aqui, neh?) dos diferentes paises.
As Londrinas sao super fashion, cheias de roupas modernas e acessorios diferentes. Todo mundo na rua parece ter saido de uma revista de moda.
As Espanholas sao coloriderrimas e misturam cores que iam fazer um pavao se sentir simples.
E aqui na Grecia tem milhoes de senhorinhas vestidas totalmente de preto, de saia no joelho e casaquinho de manga comprida mesmo sob o sol mais escaldante...
*Voltando ao tema de "I love Brasil": confesso que jah tive um pouco de vergonha de ser brasileira em outras trips, porque ja presenciei comportamentos pouco louvaveis de compatriotas que acabam comprometendo nossa imagem no exterior. Mas dessa vez estou amando ser verde-amarela.
Primeiro porque todo mundo vai automaticamente com a tua cara (tirando talvez o pessoal da alfandega...) e quer saber do Rio, de Copacabana, do Carnaval, do Samba e todo o pacote conhecido internacionalmente. (Alias, vou fazer um textinho em ingles explicando que, nao, eu nao moro no RJ e que o RS eh o estado mais do sul, que nossas praias nao sao boas e que nos fazemos fronteira com a Argentina e o Uruguay...)
Depois, porque de todas as pessoas que eu tenho encontrado por aqui os brasileiros sao sempre os mais legais. Os mais animados, os mais simpaticos, os mais prestativos. Mesmo antes de me identificarem como vizinha... (Encontrei um povo muito gente fina no trem de Barcelona, que fez a viagem passar muito mais rapido - Oi, Paulo, oi Elisete, oi Luiz!!!! Obrigada pela companhia!)
(Tive uma subita vontade de levantar e cantar o Hino Nacional mas acho que nao ia pegar bem aqui no cyber cafe.)

Parte II: As coisas nao sao assim tao faceis, mas valem a pena no final
Voces nao tem ideia da banda que eu dei pra chegar ateh aqui...
12 horas de trem de Barcelona ateh Milao
09 horas de trem de Milao ateh Brindsi (Do Norte ate o Sul)
09 horas de ferry de Brindsi ateh Iogumeritsia, na Grecia
07 horas da Iogumeritsia ate a estacao de onibus nos arredores de Athenas
02 horas entre a viagem de onibus e achar um hostel pra ficar em Athenas
Sim, mais de dois dias e meio viajando, non-stop.

Mas Athenas vale totalmente a pena: a cidade eh linda, e cheia de coisas pra fazer.
Em dois dias eu nadei em um lago metade agua doce metade agua salgada, fiz compras em um mercado de pulgas de mais de 200 anos, fui assistir um filme em um cinema ao ceu aberto...
E comi MUITO bem, a precos totalmente razoaveis. Ateh agora, minha cidade preferida!!!

Aqui eu estive em algumas praias vulcanicas (com areia ou pedras pretas) e fiz amizade com um grupo de americanos. Meio babacas (eh claro!) mas boa companhia.
Hoje eu aluguei uma scooter e vou explorar outras praias.
Ainda estou com as pernas tremendo das minhas primeiras voltas na motoca mas acho que vou sobreviver... (Se nao, deixo todas as minhas bolsas pra minha irma, meus sapatos pra minha mae...)

Nenhum comentário:

Eu já vi tanta coisa e ainda resta tudo pra ser visto. Queria te falar e falo, mas acho que é mais fácil de ser compreendida escrevendo. O tempo passa mais devagar que a velocidade do meu pensamento. Eu parei, mas a minha busca continua indo. Só ainda não sei onde....