20 outubro 2004

Notícias da terra do frio e do álccol - 20/10/04

Oie!
Atendendo a pedidos (desesperados) estou escrevendo de novo pra contar minhas ultimas aventuras por aqui...
Como faz um bom tempo, (e pra criar mais emocao e suspense e/ou poupar aqueles que nao estao nem ai pra o que eu fiz ou o que eu deixei de fazer porque tem um relatorio pra entregar antes das 16:00hs e nao podem perder tempo...) vou dividir em dois e-mails, OK?
Este eh sobre minha viagem com a minha amiga da NZ, pra Escocia e pra Irlanda.
Resumo breve: a GB eh uma nacao de alcolatras...
Tudo o que eles fazem eh relacionado direta ou indiretamente com (muita) bebida!
Historia completa: Peguei um onibus de Londres pra Edinburgh onde minha amiga kiwi estava morando e trabalhando antes de comecar a viajar pela Europa. A viagem leva nove horas e eu peguei o onibus noturno depois que eu sai da festa de aniversario da Aline. Acordei quando a gente estava chegando, as oito e meia da manha, e tomei um susto: Tem um castelo no meio da avenida! O dito fica no alto de um morro e eh cercado de jardins lindos e floridos. Descobri depois que na idade media o costume dos moradores da cidade era recolher seus "detritos sanitarios" em baldes pra, no final do dia, atirar em canaletas que desembocavam no fosso do castelo. Por causa disso o solo dos jardins eh fertil e excelente para o plantio de rosas...
E por isso tambem se criou o costume das mulheres andarem pelo lado de dentro das calcadas, com os homens mais proximos da rua - caso um balde fosse atirado da janela os respingos atingiriam o cavalheiro em questao! (Sim, eu tambem sou capaz de mais do que fazer compras e reparar na roupa das pessoas...)
Mesmo com este passado anti-higienico e a falta absoluta de sol (um australiano que eu encontrei lah me comentou que nunca tinha visto um dia ensolarado!) a capital da Escocia eh simplesmente linda! Todos os predios sao naquele estilo gotico cinzento, e a sensacao e de que eles nao construiram nada nos ultimos 500 anos, mas ainda assim a cidade eh muito charmosa. Foi em Edinburgh tambem que eu percebi quao charmosos podem ser homens de kilt, por mais estranho que possa parecer um homem de saia xadrez...
Podem acreditar - eles ficam bem! Embora esta minha observacao nao tenha nada a ver com o fato de que, tradicionalmente, o kilt deve ser usado sem roupa de baixo... (Nao, eu nao conferi pra ver se era verdade...)
Lah eu fiquei na casa desta minha amiga kiwi, a Rachel. Como ela estava indo embora e nos chegamos num domingo de manha, o dia inteiro foi dedicado a sua festa de despedida. Que foi num Pub local e comecou as 14:00hs, estendendo-se ate a hora que o lugar fechou a meia-noite. Tudo o que o povo fez foi beber ate cair... E me incomodar perguntando porque eu nao estava no mesmo ritmo! Pra nao ofender ninguem dizendo que eu nao achava legal essa vida de "Me tornei um ebrio" inventei que no Brasil ninguem bebe antes do sol se por... Colou!
No dia seguinte, juntamos os pedacos da Rachel e toda sua bagagem e fomos pegar nosso aviao para Belfast em Glasgow. Nao posso dizer muito da cidade porque tudo o que eu vi foi uma praca e a prefeitura. Uma coisa que eu notei la e em todo o resto da viagem foi a quantidade de gurias novas (entre 18 e 24 anos) com carrinhos de bebe. Pensando sobre o assunto mais tarde cheguei a conclusao de que nao se tem muito o que fazer alem de encher a cara e as consequencias devem ser as mesmas de um carnaval que dura o ano inteiro... O governo deveria obrigar os pubs a distribuir camisinhas gratuitamente!
Belfast eh uma cidade cinza e meio triste e foi lah que eu fiquei consciente da minha ignorancia a respeito de politica internacional (e provalvmente nacional tambem...).
A principal atracao sao os "Black Cab Tours", onde um taxi daqueles pretos tradicionais leva voce para um passeio pelas areas de conflito entre protestantes e catolicos. Eu nao tinha a menor ideia de que isto ainda rolava por lah e do clima de tensao permanente da cidade. Eles ainda tem muros dividindo as areas, com portoes que fecham todas noites e nos fim de semana!
A historia toda eh muito patetica e eh originado em um conflito entre os protestantes (que sao basicamente os imigrantes ingleses) e os catolicos (que sao os irlandeses de fato).
A verdade eh que a historia toda jah nao tem mais nada a ver com religiao, mas com divisao de terras entre os dois lados. Eles repartiram toda a area em 4 provincias diferentes que sao dominadas por um ou por outro lado e brigam para ter a dominio total. Triste...
Ainda lah nos visitamos um Pub de 1849, com instalacoes e decoracao (e provavelmente alguns dos garcoes) originais da epoca. Alem do tradicional balcao eles tinham uma especie de cabines, onde voce podia se sentar, fechar a porta e apertar uma campanhia quando quisesse ser atendido. Nas paredes uns pedacos de metal com a inscricao "Matches" indicando onde as pessoas podiam riscar seus fosforos sem precisar recorrer ao salto das botas...
Dublin eh um pouco menos cinza mas o teor alcolico ainda eh mais elevado.Toda a programacao foi relacionada com bebida...
Jantar com musica e danca tradicional irlandesa, com bebida.
Visita a fabrica da cerveja Guiness, com um "pint" gratuito.
"Pub crawl", um tour que vai de pub em pub guiado por atores que representam trechos de autores irlandeses famosos... Haja figado!!!!
Conto mais no proximo e-mail - meu tempo estah acabando!
Beijos,
V

Nenhum comentário:

Eu já vi tanta coisa e ainda resta tudo pra ser visto. Queria te falar e falo, mas acho que é mais fácil de ser compreendida escrevendo. O tempo passa mais devagar que a velocidade do meu pensamento. Eu parei, mas a minha busca continua indo. Só ainda não sei onde....