08 outubro 2004

De volta a Londres - 08/10/2004

Consegui escapar da minha prisao paraiso e estou de volta a Londres, ainda a tempo do cha das cinco...
Daqui a quatro dias estou indo pra Irlanda com uma das neo-zelandezas (?) que conheci nas ilhas. Enquanto isto estou entediada em Londres (grana curta + tempo ruim = tedio total) e tenho algumas observacoes que eu acho que voces gostariam de saber (ou nao!):

- De gente -
* Um dos australianos me perguntou porque eu decidi viajar...
Que pergunta!!!! Eu acho o que realmente a gente devia questionar eh porque NAO viajar... Eu chego a ficar tonta de tanto que tem pra ver, fazer, conhecer e experimentar! E a sensacao que eu tenho eh que sempre ficou faltando alguma coisa. ("Sempre que eu pego a estrada, eu fico com uma sensacao, de que ficou faltando a ultima cancao..." WW);
* Mas o mais legal mesmo nem sao os pontos turisticos. O grande barato eh conhecer gente e ver as diferencas entre as culturas.
Na galera que eu conheci em Santorini, por exemplo, havia uma diferenca brutal entre os americanos e o pessoal da Australia e NZ. Americanos tem aquele conceito de "winner/looser" meio como uma baliza de tudo e achavam que a Grecia era uma especie de playground terceiro mundo... Todos os dialogos eram cheios de "Oh my God" e por mais gentis que fossem dava pra notar aquele pensamento "We are the best and f* the rest". Jah os aussies e kiwis tem uma visao bem diferente, eram bem informados sobre a historia e cultura local, sem muito julgamento - meio que separando o joio do trigo e absorvendo o que era bacana... Nao eh a toa que era bem mais legal andar com eles.
Admito meu preconceito: dizer "americano babaca" eh uma reduncia...
* Avisem os seus avos: a grande tendencia parece ser turismo de terceira idade! Nunca vi tantos velhilhos (?) viajando! E, tenho que admitir, a maioria deles me dah uma baile em disposicao... Estao por ai, hospedados em Albergues da Juventude, de mochila nas costas, meio km na minha frente na trilha para a proxima atracao. Nao percam a esperanca entao! Se nao foi dessa vez, o seu aniversario de 60 anos pode ser comemorado em Katmandu!!!

- De bichos -

* Se na Espanha os cachorros estavam em toda parte, na Grecia os gatos mandam! Serio mesmo - eles dominam o pedaco e eu nao vi nenhum quintal com menos de dois bichanos... Alias, eles nao se restringem aos quintais e podem ser vistos super tranquilos em cima dos carros estacionados nas ruas, como se fosses os donos.
* Os burros tambem tem um lugar especial no coracao dos gregos...
Especialmente nas ilhas eles sao um serio meio de transporte e carga para todos os lugares. Muitos dos cartoes postais e fotos a venda mostram soh um burrinho, como lembranca dos arquipelagos!

- De moda -

* Simplesmente em todos os paises Europeus (onde eu andei e de onde eu conheci gente) a onda do momento sao umas cordinhas largas que se pendura no pescoco pra carregar o celular, as chaves, canivetes, periquito/papagaio, o que se quiser... Breve num camelo perto de voce!
* Nenhuma mulher decente sai na rua (com frio ou calor) sem uma pashmina (verdadeira pra quem pode, falsa na maioria dos casos) enrolada no pescoco... Eh uma coisa totalmente uniforme mas eu aderi 100%! Se eu jah gostava de me enrolar num pano antes, agora faz parte do meu show europeu...

- Um pouco de mim -

* Obrigada pelos elogios ao piercieng! Eu e meu nariz tambem gostamos muito... Ateh jah troquei o modelo por uma pedrinha menor, com uma cor diferente! (Comprei um kit com seis!!!)* Para os que se preocuparam com a minha seguranca dirigindo uma "mobilete" eu tenho que confessar que nao foi a toa! Tomei um tombo e decidi abandonar a vida sobre duas rodas... Em Paros meu meio de tranporte foi uma daquelas motos de 4 rodas. Muito mais tranquilo - me senti a propria "Easy Rider", dirigindo minha Harley sem destino...
* Quando eu voltar da Irlanda, daqui a uns dez dias, vou comecar a minha procura por emprego! Se alguem conhecer qualquer pessoa que possa me dar uma dica/indicacao eu agradeco!

Nenhum comentário:

Eu já vi tanta coisa e ainda resta tudo pra ser visto. Queria te falar e falo, mas acho que é mais fácil de ser compreendida escrevendo. O tempo passa mais devagar que a velocidade do meu pensamento. Eu parei, mas a minha busca continua indo. Só ainda não sei onde....