20 outubro 2005

Lucidez temporária

Tentando entender, recorri aos amigos.
Lancei uma enquete on-line, realizada meio ao acaso, no tédio de um Domingo de Primavera equivocada.
Foi quando percebi que o assunto era bem mais complexo do que minha preguiça e minha mente confusa permitiam absorver e resolvi deixar pra lá.
Só que hoje ele voltou, disfarçado de aula de Yoga e não pude mais ignorá-lo.

Começou quando alguém me disse que "você não conseguirá nada se não sabe o que você realmente quer."
Achei que isto eu não sabia realmente responder e então perguntei pro Fefo. E pro Gab. E pra Van.
Mas as respostas criaram outra pergunta...
Porque, entre planos de conquistar o mundo ou de esquecê-lo pra sempre, todo mundo queria mesmo era ser feliz.

Mas eu não sei se sou só eu, mas achei a resposta muito bonitinha mas ordinária...
Por que, afinal, o que é felicidade?
Então, na empolgação do momento, questionei a Marcela no Rio. E a Erin em Toronto. E a Vivi e a Roberta em Sampa. E a Liz em Montreal. Ouvi falar de amor, liberdade e alguma grana no bolso...
Usei o Google que retornou minha pesquisa com um mapa de um bairro em Curitiba, uma lista dos ganhadores do programa Roda Roda do Baú e resenhas de livros-presente.
Sai, voltei e fiz a pergunta no caminho. Falaram de estado de espírito e realização profissional...
Catei ainda um dicionário que me disse: do Lat. felicitate s. f., ventura; bem-estar; contentamento; bom resultado, bom êxito; dita qualidade ou estado de quem é feliz.
Ah, tá... Mas eu também não gostei. (Sei lá, estou na TPM...)

E então, na cozinha encontrei minha mãe tricotando um blusão pro inverno que vem e ouvi a resposta definitiva pras duas questões:
"Eu realmente quero uma torta de damasco com amêndoa. E felicidade é calda de chocolate pra acompanhar..."

Oba! Vou ser feliz este fim-de-semana!!!!

(Melhor assim, as outras respostas iam demorar mais...)

9 comentários:

Anônimo disse...

A felicidade esta em nao ficar procurando ela...pq assim tu nunca vai achar... vai curtindo, q nem tu tava aqui na Baia....tu nao tava feliz?? Agora vai curtindo ai tb... q tb eh muito massa e depois deixa ir acontecendo....
beijosss amiga!!

PS: Aquela resposta q eu te dei, era so o q eu queria no momento!

Luís B.P. disse...

Muito boa a resposta da tua mãe. Se tu for ver, felicidade é isso aí mesmo. Pesquisas com a galera que ganhou fortunas na loteria mostram que o nível de satisfação com a vida voltou a ser o mesmo após um ano. Isso provaria que a felicidade é proporcionada por acontecimentos que nos agradam muito, mas pelo qual nós não esperávamos tanto.
Se alguém faz de um doce de damasco a sua felicidade, com certeza viverá melhor do que alguém que fica fazendo planos com o dinheiro que talvez um dia ganhe na loteria...

tá, viagei...pra isso que servem os blogues, pô!

Anônimo disse...

"A felicidade está no futuro e no passado." Schopenhauer.

Anônimo disse...

pra mim a felicidade esta no presente... em saber viver o presente sem se preocupar tanto com o futuro... segue o caminho que o destino final ja esta la, a tua espera!

bjao kerida amiga! to com saudade!

acho semana q vem vo ai ver vcs!

Anônimo disse...

Felicidade e' chegar em casa e ter coca-cola na geladeira!
Feito!!!
Grande beijo!

Anônimo disse...

acho q pensamos q a felicidade eh algo tao supremo e inalcancavel q nao nos damos conta q mesmo um copo de algua (das montanhas) eh capaz de nos deixar feliz. Eh isso galera, estou com vcs, vamos olhar mais para as pequenas coisas, o copo d'agua, a latinha de coca-coca, o risoto do Lino q acabamos de comer hehe
abracao galera!!!

Anônimo disse...

concordo q a felicidade está nas pequenas coisas, é só ter mais atenção e saber aproveitar o momento, o agora!
bjão V!!

Anônimo disse...

olá, vizinha
matéria de capa da superinteressante de abril deste ano. leia! é superinteressante mesmo.

Anônimo disse...

a capa da revista é esta
http://super.abril.com.br/super/revista/212.shtml
beijos, até mais!

Eu já vi tanta coisa e ainda resta tudo pra ser visto. Queria te falar e falo, mas acho que é mais fácil de ser compreendida escrevendo. O tempo passa mais devagar que a velocidade do meu pensamento. Eu parei, mas a minha busca continua indo. Só ainda não sei onde....