08 junho 2006

"Chassez le réel, il retournera au galop"

Hummm.

"A vida que me ensinaram como uma vida normal
Tinha trabalho, dinheiro, família, filhos e tal
Era tudo tão perfeito se tudo fosse só isso
Mas isso é menos do que tudo,
É menos do que eu preciso"

Recebo e-mails das minhas amigas da época do colégio me contando como a vida delas está maravilhosa e esse verso de música não me sai da cabeça.
Como diria, sabiamente, a minha mãe: ema, ema, ema...

Dois.

Mário Quintana esteve me perseguindo umas duas semanas.
Deixou pra mim uma inspiração:

"Não, não tomes um pifão!
O melhor para amores mal correspondidos é uma feijoada completa. Enquanto a estiveres jiboiando, como é possível pensar na ingrata, como é possível pensar no que quer que seja, como é possível pensar, em suma? Há também o recurso de uma bela bacalhoada à portuguesa."
Da preguiça como métode de trabalho: conselho a um romântico tardio, p. 58.

Mais uma vez provado e comprovado que a Cuca é que sabe das coisas...

Três.

E o melhor de tudo é esse ditado francês do título, que eu achei lendo um manual de linguagem (Sim, Oficina Literária do Charles Kiefer é para vida e para saber!!!) e que, literalmente, pode ser traduzido como "Expulsa a realidade, ela volta a galope", mas que ficou melhor adaptado como "Jogue a realidade porta afora e ela voltará arrombando a janela".

...

Ah, vê se tem como não ficar feliz ouvindo aquela musiquinha do Animal, dos Muppets?

"Manamanã
Tchutchuru, tchuru
Manamanã
Tchutchuru, tchuru
Manamanã
Tchutchuru, tchuru, tchururu,

Tchururu,tchururu, tchururu, rururú..."


http://video.google.com/videoplay?docid=-3783432027460701715




7 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa a traducao interpretada!

A realidade se impoe!

Anônimo disse...

a cuca nem sabia de nada...
ela só perseguia a emília e a narizinho...
mas nunca tive medo dela, o visconde de sabugosa era muito mais assustador...

Anônimo disse...

Cuca é a minha mãe...

Anônimo disse...

calma amiga...ok não se contentar com pouco, mas com alguma coisa tá valendo...e provavelmente com as mais simples. essas que deixam a vida mais leve...

Anônimo disse...

Sim!

tchu-tchuru-tchú...

Anônimo disse...

Esse tipo de comentario prova que a cultura do Paulo Finger vem de muito mais alem... tipo, inatingivel ao simples mortal dos anos 90. Lobato, Monteiro, que me perdoe, mas so posso tecer comentarios sobre a musica do Gil,na versao do Papael da Atlantida, que estah ateh hoje na minha cabeca:
"sitio do papael amarelo...onde eh que estah meu chineeeelo"

Que coisa horrivel!

Anônimo disse...

Seu Luis,
eu resido com o criador de tal pérola, uma das pessoas mais criativas que eu conheço (e olha que eu conheço várias).
vou dizer pra ele que os versos adaptados ainda são lembrados além mar.
e agora tá explicado, dona V, não sabia que tu era filha de artista de tv, e ainda bem que tu puxou teu pai então, senao ia sair verde e com rabo colorido!

Eu já vi tanta coisa e ainda resta tudo pra ser visto. Queria te falar e falo, mas acho que é mais fácil de ser compreendida escrevendo. O tempo passa mais devagar que a velocidade do meu pensamento. Eu parei, mas a minha busca continua indo. Só ainda não sei onde....